Vacina da Gripe 2019

Fiquem atentas, mulheres descomplicadas! A campanha de vacinação contra a gripe deste ano foi ANTECIPADA! 50 pessoas já morreram pelo vírus da gripe este ano de 2019, segundo dados do Ministério da Saúde.

De acordo com o informe técnico publicado pelo Governo Federal, a campanha deste ano vai de 10 de abril a 31 de maio. No Amazonas ela começou antes, dia 30 de março, devido a maior circulação do vírus por lá.


Portanto, anotem aí na agenda e vão o quanto antes se vacinar!

Lembrem-se que ficamos protegidas somente após 2 a 3 semanas da aplicação da vacina.

No site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é possível ver quais as vacinas aprovadas para este ano. A vacina é atualizada todo ano porque sua composição muda de acordo com as constantes mutações dos vírus e os subtipos mais prevalentes. Portanto, devemos nos vacinar anualmente!

Quanto ao grupo de risco (pessoas mais suscetíveis à doença e suas complicações) que consegue se vacinar gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) houve uma pequena mudança: o limite de idade do público infantil aumentou. Crianças de 6 meses a 6 anos incompletos poderão tomar sua vacina nas unidades básicas de saúde. Até o ano passado, o limite era de 5 anos incompletos.

Fazem parte do grupo de risco deste ano:

  • Indivíduos com 60 anos ou mais;
  • Crianças de 6 meses até 6 anos incompletos;
  • Gestantes em qualquer idade gestacional;
  • Mulheres que tiveram filho nos últimos 45 dias;
  • Profissionais da área da saúde;
  • Professores da rede pública e privada;
  • População indígena;
  • Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e imunocomprometidos (clique aqui http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2019/marco/01/Informe-Cp-Influenza-29-02-2019-final.pdf e veja quais doenças entram neste critério);
  • Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas;
  • População privada de liberdade;
  • Funcionários do sistema prisional;

Se você não se encaixa nesse grupo pode procurar a rede privada para se proteger. Os valores variam entre R$100 e 200 reais por dose.

TODAS AS PESSOAS A PARTIR DOS 6 MESES DE IDADE DEVEM SER VACINADAS! Não há nenhuma contra-indicação! Até pessoas com alergia ao ovo estão liberadas para tomá-la. Isto mudou no ano passado graças aos avanços na produção da vacina que reduziram a quantidade de ovo utilizada.

Referências:

  1. Informe técnico da 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza – Ministério da Saúde – abril/2019
    http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2019/marco/01/Informe-Cp-Influenza-29-02-2019-final.pdf
  2. Vacina da gripe: o que muda em 2019
    https://saude.abril.com.br/medicina/vacina-da-gripe-o-que-muda-em-2019/
  3. Conheça vacinas contra gripe aprovadas para 2019 – ANVISA
    http://portal.anvisa.gov.br/noticias/-/asset_publisher/FXrpx9qY7FbU/content/conheca-vacinas-contra-gripe-aprovadas-para-2019/219201?p_p_auth=Pr9bi80D&inheritRedirect=false