Mulher Descomplicada

Senta que lá vem história!

Oi meninas! Meu nome é Débora, sou médica Ginecologista e Obstetra e quero contar pra vocês uma história… Desde o primeiro dia de profissão ouço diariamente no trabalho:

“Doutora, me falaram que gestante não pode dormir de bruços. Minha vizinha me disse que se ficar sem menstruar o sangue sobre pra cabeça. Li que coceira na ppk é DST. Diz que tal erva é boa pra isso, ou que chá de não sei o que faz mal ‘praquilo’. Meu médico me passou um antibiótico mas li que faz mal então parei!”

 Tantas e tantas dúvidas e afirmações cabeludas, que assustam! Um perigo! Então comecei a me perguntar:

“DE ONDE TIRARAM ISSO!?”

Adivinha? Do Dr. Google!

Sério, o que está escrito em sites e reportagens sensacionalistas como se fosse verdade gera tanto transtorno, insegurança e desconfiança… E o meu desabafo em casa era diário! O Miguel, meu marido, vinha sempre com a mesma resposta:

“Hoje com a internet, a informação está em todo lugar para ser consumida! Você é que tem de saber filtrar!”

Ok, mas como as pessoas que não estudaram medicina podem saber se é de confiança? Se o que está escrito é verdade? Se quem escreveu tinha o conhecimento suficiente para isso, ou se só queria puxar sardinha pro seu lado ou dar sua opinião pessoal, sem se preocupar com a medicina baseada em evidências?
É muito difícil discernir a verdade quando lemos algo que não é do nosso conhecimento. E foi daí, entre uma conversa e outra na hora do jantar, que surgiu a ideia de fazer um blog. Após muita pesquisa e horas de convencimento decidimos nos dividir, cada um em sua melhor área de atuação: o Miguel ficou responsável pela área tecnológica e marketing e eu, pelo conteúdo do blog e redes sociais.

Quando comecei a convidar o grupo de autoras (amigas) que me ajudaria a escrever no blog, a empolgação foi imediata (Ufa!!!)! Todas nós sentimos falta de um canal assim! Se dizem que a mulher tem tantas nuances, fases e complicações, que tal a gente “descomplicar”?

No blog, a gente procura oferecer informação de confiança, ou seja, o que você ler aqui, pode ficar segura que está de acordo com a literatura e protocolos médicos vigentes e isento de opinião. Hoje estamos cada vez maiores, abordando diversos temas sobre saúde feminina e até com canal do Youtube (uhúl)!

Mas por favor, quando falamos de saúde, não dá pra achar que é receita de macarrão instantâneo: 1,2,3 e pronto! Cada organismo responde de um jeito às doenças, às medicações, à gestação… Por isso nunca um post pode substituir uma consulta com seu médico de confiança!

Se tiver alguma ideia, sugestão ou dúvida sobre algo que escrevemos, ou que gostaria que escrevêssemos, pode perguntar aqui! Adoraremos o seu pitaco!

Só por favor não fique chateada se não pudermos esclarecer alguma questão mais específica sobre algo particular seu, pois consulta médica pela internet não é segura para a sua saúde e nem permitida pelo CFM (Conselho Federal de Medicina).

Abuse da informação e seja você também uma Mulher Descomplicada!

Miguel Medeiros

Responsável pelo desenvolvimento (melhorias e bugs) do blog e, também, pela área de marketing da Mulher Descomplicada.

Débora de Paula Soares

Responsável pela programação, produção e revisão do conteúdo, tanto do blog quanto das redes sociais da Mulher Descomplicada.