Quem tem silicone pode fazer mamografia?

Gilrs! Agora vamos falar um pouco mais sobre a mamografia, suas indicações e como deverá ser realizada e posicionada.

Existem algumas dúvidas em relação a prótese mamária e mamografia, pois muita pessoas têm medo e dizem que não pode fazer o exame se possuírem prótese mamária.  Maaaas, quem tem prótese mamária (silicone) pode fazer o exame normalmente! Durante a realização do exame, se necessário, o técnico realiza uma manobra que é chamada de Ecklund, na qual a prótese é retirada do campo de radiografia e somente a mama é comprimida. Então SIM, pacientes que tem prótese mamária PODEM fazer exame mamográfico!

manobra protese

Outra coisa bem comentada pelas mulheres é que o exame dói demaaais para ser realizado, porém não é bem assim. O que pode acontecer é um incômodo rapidinho nas mamas que pode ser determinante para sua saúde! A principal dica é evitar fazer o exame quando estiver próximo ao período menstrual quando as mamas estão mais doloridas (prefira agendar logo depois da menstruação)-  #ficaadica.

Existem duas indicações para mamografia:

  • diagnóstica : quando já existe alguma alteração mamária (foi percebida alguma nodulação, alguma alteração suspeita) e pode ser realizada até mesmo “antes dos 40”- lembrando que a mamografia é um exame de imagem e para diagnóstico de certeza de malignidade é necessária uma biópsia;
  • rastreamento: para mulheres a partir dos 40 anos, ANUALMENTE!

Lógico, que como existem exceções… Algumas mulheres devem começar o exame de rastreamento um pouco antes, quando possuírem algum fator de risco.

Mas, os fatores de risco ficarão para um novo post! Espero ter esclarecido mais um pouco sobre a tão falada mamografia.

Beijos, see ya!

Fonte: Cancer Screening in the United States, 2015: A Review of Current American Cancer Society Guidelines and Current Issues in Cancer Screening. CA CANCER J CLIN 2015;65:30–54.
Sociedade Brasileira de Mastologia.