Quem deve usar máscara?

Hello! Afinal, quem deve usar máscara? Estamos vivendo um momento em que a atitude de cada um pode influenciar na saúde de outras milhares de pessoas. Com a Pandemia de Coronavírus, muito se discute sobre o uso de máscara para se proteger.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) explicam que devem usar máscara cirúrgica:

  • as pessoas que tem sintomas respiratórios (tosse, espirros, dificuldade para respirar);
  • os profissionais de saúde;
  • as pessoas que têm contato com pessoas com suspeita ou com confirmação da COVID-19 (a doença causada pelo Sars-Cov-2).
Máscara cirúrgica.

Aquela máscara mais espessa, conhecida como N95, é indicada para quem irá ter contato muito próximo com as secreções respiratórias dos casos suspeitos/confirmados (enfermeiros e médicos que mexem com os tubos usados para ventilação mecânica, por exemplo).

O grande problema, é que se todo mundo usar máscara cirúrgica e N95 sempre que sair de casa, vai faltar para quem realmente precisa. Hoje, já temos dificuldade em comprar EPI (Equipamentos de Proteção Individual) para podermos trabalhar em clínicas e hospitais 🙁 .

Máscara N95.

E as máscaras de pano?

Profissionais da saúde não devem usar máscaras de pano de jeito nenhum enquanto trabalham!

O Ministério da Saúde recentemente recomendou que quem precisa sair de casa, pode usar máscaras de pano como se fosse uma barreira, ou seja, para diminuir a chance de transmissão do Coronavírus por pessoas que podem estar transmitindo o vírus sem saber (assintomáticas ou que ainda não apresentaram os sintomas da doença). E por favor, máscara de tecido deve ser igual calcinha: cada uma tem a sua, não vai compartilhar!

Porém, a máscara de pano não te protege. Pois não consegue filtrar os vírus, que são minúsculos.

Então como se proteger?

Já ouviu a frase: se puder, fique em casa??? Pois é isso mesmo. Isso vale principalmente para quem tem sintomas gripais, mesmo que leves, e para aqueles que fazem parte do grupo de risco.

Aqueles cuidados de sempre como lavar as mãos sempre ou usar álcool 70%, distanciamento social, não tocar o rosto, cobrir a boca e nariz com lenço descartável ao tossir e espirrar, etc e etc… esses não devem ser esquecidos e são os mais importantes.

Máscara não é acessório da moda.

Se você precisar sair de casa preste muita em como irá utilizar a sua máscara. Ela precisa cobrir o nariz e a boca e você não deve ficar pondo a mão no rosto para arrumá-la toda hora. Usar por no máximo 2 horas e ao chegar em casa jogue a máscara no lixo ou, se for reutilizar, deixe de molho em solução de água e água sanitária (no mínimo água e sabão), deixe secar ao sol e depois passe com ferro quente.

Se cuide!

Fonte: (1)Fiocruz; (2) Organização Mundial da Saúde; (3) Sociedade Brasileira de Infectologia: https://www.infectologia.org.br/admin/zcloud/125/2020/04/315bbca2eb7a3b1279d82292bfb22c71f80ff4d2bb8ee385156359b10fedf392.pdf