Preventivo, Papanicolau ou Citopatológico?

Preventivo, Papanicolau ou Citopatológico? Qual o nome correto deste bendito exame? Tanto faz… O que importa é que o seu esteja em dia. A realização periódica do exame citopatológico é a estratégia mais adotada para o rastreamento do câncer do colo do útero.

Desde a iniciação dos programas de rastreamento na década de 1940, houve diminuição de 50% na incidência de câncer cervical e de 70% nas mortes devidas a este tipo de câncer. Assim, o exame de Papanicolau foi o programa de redução de câncer mais eficaz já elaborado.

Viu só como é importante estar com seu exame em dia?

Hoje a recomendação para o início da coleta deve ser aos 25 anos para as mulheres que já tiveram atividade sexual, e, após 2 exames negativos com intervalo anual, o intervalo entre os exames deve ser de 3 anos. A coleta só deve ser interrompida aos 64 anos se houver 2 exames consecutivos e negativos nos últimos 5 anos.

Marque uma consulta com o seu ginecologista mas fique atenta para estas recomendações:

  1. A visita ao seu ginecologista não deve ser feita durante o início do período menstrual e preferivelmente não durante o período menstrual;
  2. Você deverá abster-se de relações sexuais durante aproximadamente 48 horas antes da coleta do exame;
  3. Deve-se evitar o uso de tampões, cremes vaginais, espumas ou geleias contraceptivas por 48 horas.

O laudo deste exame pode ser de difícil compreensão com termos e palavras que não estamos acostumadas, então não deixe de levá-lo ao seu médico, só assim você poderá ficar tranquila até a próxima coleta.

Fonte: Diretrizes brasileiras para rastreamento do câncer do colo uterino e Apgar, Barbara. Colposcopia- princípios e prática, 2ª edição.