Pra que serve uma doula?

Olá amadas! Afinal de contas, pra que serve uma doula? Estamos aqui hoje pra descomplicar mais esse assunto que ainda gera muitas dúvidas entre muitos obstetras, hospitais e pacientes. Afinal de contas, pra que serve uma doula?

Eu costumo falar para as minhas pacientes que o trabalho de parto é um momento em que a gestante deve estar assistida por diversos profissionais. Entre eles, as doulas.

A doula é uma profissional não médica, que acompanha a gestante durante o trabalho de parto, fornecendo apoio emocional à parturiente.

Ela tem um amplo conhecimento de todas as fases fisiológicas do trabalho de parto (e puerpério) e de todas as transformações emocionais que isso provoca, estando integralmente ao lado da gestante de modo a apoiar e aliviar a dor, seja física ou emocional.

Ou seja, esclarecendo a dúvida de muitos: doula não faz parto, não examina e também não ausculta o coração do bebê. Doula dá carinho, atenção, massagem. Oferece posições confortáveis, técnicas de relaxamento, respiração, banhos, ou seja, medidas não farmacológicas pra alivio da dor, contribuindo, e muito, na progressão e no sucesso do trabalho de parto.

Mas então é importante só para o parto normal? Não necessariamente! Doula pode sim acompanhar o parto cesárea (quando for solicitada para tal), dando suporte emocional e tranquilidade à gestante. Afinal de contas, um ambiente cirúrgico não é muito acolhedor não é mesmo? Nada melhor do que uma pessoa de sua inteira confiança (além do seu acompanhante) para estar segurando sua mão em um momento tão sublime. Lembrando que ela também esta presente no período pós parto auxiliando o contato mamãe-bebê e favorecendo o aleitamento materno.

Concluindo: doula é puro amor.

Importante ressaltar que ela não substitui o profissional de saúde durante o trabalho de parto. Cada profissional tem o seu papel bem estabelecido.

E aí? Dúvidas esclarecidas? Continue nos seguindo que vem mais assunto interessante por aí.

Referências: Imagem http://www.sunbirth.org/what-is-a-doula/