Posso pegar uma DST (IST) no banheiro público?

Olá a todas! Temos recebidos muitas perguntas sobre doenças (infecções) sexualmente transmissíveis. E uma das perguntas que mais me chamou atenção é se podemos pegar alguma DST no banheiro público.

Bem, vamos lá.

Como o nome mesmo diz – DST- são doenças (infecções) SEXUALMENTE transmissíveis!

Portanto, adquiridas durante a relação sexual (que pode ser anal, vaginal ou, em alguns casos, até oral). Para que as transmissões ocorram é necessário um contato corpo a corpo (muitas vezes com fricção local) e troca de secreções.

Isso não significa que não podemos adquiri-las de outras formas, como por exemplo, através de fômites (objetos sexuais, toalha, calcinha…). Mas é altamente IMPROVÁVEL que a contaminação ocorra, por exemplo, num vaso sanitário público. Para isso, o vaso teria que estar sujo com secreção vaginal/peniana contaminada e você teria que encostar sua vulva/pênis nessa secreção logo após a contaminação. Difícil né?

Não são todas as DST´s que contaminam através de fômites e o contágio por esse veículo é MUITO MUITO MUITO raro, mas não impossível.

Lembrando que todo banheiro (ainda mais o público, que muita gente usa), por mais limpo que possa parecer, é um lugar altamente contaminado. Devemos sempre usar um higienizador de assento antes de sentarmos, abaixar a tampa pra dar a descarga e SEMPRE SEMPRE SEMPRE higienizarmos as mãos ao sair.

Dúvida esclarecida?

Créditos da imagem: www.mundotkm.com/br/insolito/66972/artista-cria-imagens-das-princesas-da-disney-no-banheiro