Posso engravidar na troca do anticoncepcional?

“Posso engravidar na troca do anticoncepcional?” Aproveitando ainda a onda de responder às perguntas de vocês, ontem fui questionada sobre o motivo pelo qual nós, ginecologistas, orientamos um cuidado redobrado na prevenção da gestação quando vamos trocar o método anticoncepcional.

Então é o seguinte. Toda vez que nós tocamos um método anticoncepcional por outro nós temos que avisar o corpo que essa mudança irá ocorrer e esperar para que ele se adapte a ela. Ou seja, se usávamos uma pílula de uma determinada dosagem e mudamos a dosagem, ou mudamos a via de absorção, o corpo pode estranhar, e nessa adaptação a ovulação pode acontecer.

E se ocorrer a ovulação, o que pode acontecer? Sim, a gestação. Por isso devemos nos precaver com métodos de barreira por um período de aproximadamente 30 dias.

O mesmo não ocorre se apenas trocarmos a marca do anticoncepcional e mantivermos a mesma dose de medicação, como por exemplo: trocar o Elani Ciclo® pelo Yasmin®, ambos com etinilestradiol 30mcg + drosperinona 3mg.

Então vamos combinar assim, camisinha é essencial e deve ser usada em TODAS as relações, mas tomaremos sempre um cuidado especial e duplicado naquele mês que estivermos trocando nosso anticoncepcional, certinho?

Créditos da Imagem: nit.pt/fit/saude/pilula-do-dia-seguinte-como-funciona-e-quais-e-que-sao-os-maiores-perigos