Parto e a Golden Hour: descomplique!

Hello! A primeira hora após o parto é tão importante, que recebeu o nome de Hora Dourada, do inglês, Golden Hour.

Nesse período, devem ser respeitadas algumas orientações, se a mãe e recém-nascido estiverem bem e se for desejo da mulher. Logo após o nascimento, o bebê deve ser colocado em contato com a pele da mãe, é o que chamamos de contato pele a pele.

Esse simples contato fará com que essa criança que acabou de nascer se adapte melhor à vida fora do útero.


Não necessariamente o bebê deverá sugar o seio materno. Nesse momento, o bebê entra em contato com a microbiota (germes mesmo!) existente na pele da mãe. Com isso, ficará mais protegido de contrair infecções. Além do mais, ocorre também a regulação na temperatura corporal do bebê.

Para a mulher também há benefícios! Devido a liberação do hormônio Ocitocina, a dequitação da placenta é facilitada e o útero fica contraído, o que diminui o sangramento e anemia no pós-parto . O contato direto com o seu filho estimulará a descida do leite e fortalecerá o vínculo mãe-bebê.

A Golden Hour é o 4º, dos 10 Passos Para o Sucesso do Aleitamento Materno estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde. O respeito a este momento, comprovadamente diminui a mortalidade neonatal, aumenta a duração do aleitamento materno e estimula o vínculo entre a mãe e seu filho.

Se informe e descomplique sempre!

Fonte: Organização Mundial da Saúde.