Palestra do Mulher Descomplicada!

Hello meninas! Hoje venho falar sobre uma novidade muito legal aqui do blog. Sim, agora temos Palestra do Mulher Descomplicada!

Já havíamos feito uma ou outra palestra a pedidos (grupo de profissionais de hospitais, etc). Mas essa última foi bem especial. Pois foi na escola em que estudei a minha vida toda. E principalmente, porque é MUITO bom descomplicar o público adolescente. Sentimos que podemos fazer realmente a diferença e plantar uma sementinha de saúde em quem está nos assistindo na palestra.

O tema parece espinhoso: Contracepção e DST. Mas é extremamente importante esclarecer dúvidas comuns a esse tema. Na adolescência acabamos tirando dúvidas de saúde com amigos, na televisão ou na internet, sem saber se a fonte é confiável.

Falar sobre sexo com os pais? Muuuito difícil.

Seja por receio de levar bronca ou ser reprimida, ou por receio dos próprios pais, que não sabem como “puxar esse assunto” sem parecer piegas.

Através de pesquisas científicas sabe-se que quanto mais precoce o início da vida sexual (antes dos 16 anos), menor é a taxa de uso de anticoncecpional, e assim, menor o número de casais que usam camisinha. Consequentemente, maior a probabilidade de contrair Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e de gravidez indesejada.

E vocês sabiam que isso se perpetua até para próximas gerações? Pois é, filhas de meninas que engravidaram na adolescência têm maior chance de ter uma gestação indesejada também.

Por outro lado, nos casais heterossexuais em que a menina usa algum método anticoncepcional (pílula, DIU e etc…) os adolescentes se consideram seguros, e esquecem completamente de se proteger contra as IST.

É muito legal poder tirar suas dúvidas com quem está aberto a ouvir sem julgamentos, disposto a usar linguagem acessível e principalmente, com quem não está lá pra julgar e condenar o seu desejo de ter relação sexual, mas que sabe dos principais questionamentos e problemas que se passam nessa fase. E principalmente, como é importante tirar dúvidas com quem tem conhecimento técnico para isso!

Caso você tenha interesse em participar de uma palestra, ou quer que a gente vá descomplicar no seu colégio também, é só entrar em contato pelo nosso e-mail ou redes sociais!