O ganho de peso durante a gestação interfere no tipo de parto?

Oi meninas! O ganho de peso durante a gestação interfere no tipo de parto? Mas será que uma coisa tem relação com a outra?

Peso e parto têm tudo a ver!

Assim, a mulher que engravida com IMC considerado normal e que tem ganho de peso adequado durante a gestação, tem maior possibilidade de ter um filho com peso normal e maior frequência de partos vaginais. Além de maior chance de amamentar.

Mães que estão acima do peso antes de engravidar e que ganham mais peso durante a
gravidez têm maior chance de parto cesariana, bebês grandes e pequenos para idade gestacional, hipertensão gestacional (DHEG ou como nomeamos hoje, a Pré -Eclâmpsia) e Diabetes gestacional. Assim como podem ter maior chance de infecção e dificuldades na cicatrização do corte da cesareana.

Engordar em excesso na gravidez, também aumenta a chance de ter que usar fórmulas alimentares no pós-parto (ao invés de amamentar, usar leite de latinha $$$$). E acreditem, hoje já sabemos que a alimentação e ganho de peso da mulher durante a gestação podem fazer aumento rápido do peso da criança durante a infância, adolescência e vida adulta .

Sim, o bebê tem maior chance de ser um adulto obeso, de ter pressão alta e diabetes por causa da alimentação que sua mãe teve durante a gestação!

Portanto, não fique chateada se seu obstetra puxa sua orelha falando do ganho de peso. É preocupação com a sua saúde e do seu bebê!

FONTES: Lowensohn RI, Stadler DD, Naze C. Current concepts maternal nutrition. Obstetrical
and Gynecological Survey. 2016;71(7):413-26.