Novo DIU hormonal no Brasil

Olá meninas, faz tempo que ando sumida e com saudades… então resolvi falar um pouco sobre o novo DIU hormonal disponível para uso aqui no Brasil.

Novo DIU???

Na verdade, acredito que vocês já ouviram falar do Mirena® , o DIU hormonal com progesterona já comentado algumas vezes aqui no nosso blog (ver vídeos e posts sobre ele na sessão ANTICONCEPÇÃO) e velho conhecido.

A novidade agora é o Kyleena® (lê-se “kailina”).

O novo DIU hormonal disponível para uso no Brasil. Assim como o Mirena, o novo Kyleena® também é um DIU com hormônio – o levonorgestrel, uma progesterona sintética. Porém contém menos hormônio que o seu “primo-irmão” Mirena® .

As indicações e contraindicações desses dois DIUs são as mesmas, sem mudanças nestes aspectos.

Mas então, como escolher um ou outro? Kyleena é melhor que Mirena? Calma! Vamos descomplicar e mostrar as diferenças. Olhem essa tabela:

Tabela comparativa entre os DIUs com hormônio vendidos no Brasil.

Bom, pra resumir, existem sim algumas diferenças entres eles. O novo DIU Kyleena® tem menor quantidade de hormônio, com menos efeitos adversos, mas com mesmo efeito contraceptivo e segurança.

Também é menor em termos de dimensões, o que permite o uso em mulheres com úteros pequenos e que nunca engravidaram. Além da maior comodidade na inserção, por ser mais fino que o Mirena® .

O Kyleena® tem um anel de prata em seu corpo, o que o torna visível mais facilmente em ecografias.

Por outro lado, o Mirena® não deve ser esquecido. Nas mulheres com sangramentos uterinos anormais de maior volume, como a dosagem hormonal é menor no Kyleena® , os estudos demonstraram que seu efeito é menor para controlar o sangramento e que também não é indicado para fazer a proteção endometrial em úteros de mulheres que fazem terapia de reposição hormonal.

Mas claro meninas, a decisão da escolha entre Mirena® e Kyleena® deve ser bem conversada e esclarecida com seu ginecologista.

Espero que eu tenha “descomplicado” esse assunto…

Até a próxima!

Esse post não é pago.// Foto de capa: https://www.singlecare.com/blog/kyleena-vs-mirena/ Fonte: Material fornecido pelo fabricante Bayer.