Mitos e Verdades da amamentação

Olá meninas, hoje vamos descomplicar alguns mitos e verdades da amamentação. Senta que vamos lá!

Meu leite é fraco.

Isso é mito gente! Não existe leite fraco. O leite materno é o alimento mais completo que podemos oferecer ao nosso bebê, e cada mãe produz o leite que seu bebê precisa. Inclusive, a composição do leite muda com os dias de vida do bebê e com o estado de saúde dele.

Cerveja preta aumenta o leite.

MITO! Essa é uma lenda antiga. O que acontece é que grande parte da composição da cerveja preta é água, e essa sim aumenta a produção de leite. Porém o álcool, também presente na cerveja, entra na corrente sanguínea materna e passa pelo leito materno, entorpecendo a mãe e o bebê. A mãe fica mais “calminha” e com isso a produção de leite aumenta. Consequentemente, o bebê acaba recebendo uma quantidade não recomendável de álcool na sua circulação, por isso: cuidado! O uso de bebida alcoólica durante a gestação é contra-indicado.

Chupeta e mamadeira podem fazer meu bebê largar o peito.

Sim, verdade! Confusão de bicos é uma das maiores causas de desmame precoce no mundo. O bebê ainda não sabe diferenciar as diferenças de bico, e acaba optando sim pelo bico mais fácil.

Meu mamilo é invertido e por isso não consigo amamentar.

Mito. Mamilo invertido atrapalha sim a amamentação, mas com muito incentivo, ajuda e paciência, a pega correta é conquistada e a amamentação exclusiva ocorre sem maiores dificuldades.

Fiz cirurgia para reduzir as mamas e produzo pouco leite.

VERDADE! Durante uma cirurgia de mamoplastia redutora, onde é realizado o corte em T ou em L (ao redor no mamilo e estendendo-se até a base do seio), há o corte dos ductos lactíferos que levam o leite do interior da mama até o mamilo. Quando grande parte destes ductos são seccionados a reconstrução dos mesmos não ocorre de forma correta, dificultando o escoamento do leite, e com isso a produção cai. Além disso, muitas vezes durante a cirurgia, para deixar a mama com aspecto mais empinado, o tecido mamário pode ser tracionado e deslocado, causando ainda mais lesões de ductos. Mas caso você tenha feito cirurgia redutora e queira amamentar, nem tudo está perdido. Existem inúmeras dicas para aumentar a produção de leite, e a orientação adequada para uma pega correta é essencial.

Coloquei silicone e não vou conseguir amamentar.

MITO! Ao contrário da mamoplastia redutora, o implante de silicone dificilmente prejudica a amamentação. Opte sempre por cortes na parte inferior das mamas ou nas axilas, o corte periareolar (ao redor do mamilo) pode lesionar os ductos.

Passar nervoso diminui o leite.

Verdade! O estresse associado a falta de sono pode afetar a produção de prolactina e diminuir a produção de leite materno, mas nunca cessa-lo. Então, tente deixar os problemas fora de casa, descanse e durma sempre que possível.

Estou amamentando e portanto estou segura, não posso engravidar.

Cuidado amiga! MITO! A amamentação exclusiva (aquela feita de 3/3 horas  em que não se oferece nada ao bebe além do leite materno) impede a ovulação e consequentemente a gestação. Porém não é um método eficaz e não deve ser usado como anticoncepcional. Qualquer intervalo maior entre as mamadas pode proporcionar uma queda temporária de prolactina e permitir uma ovulação (e consequentemente uma gestação). Ou seja, cuide-se de outras formas. Existem vários métodos anticoncepcionais liberados para esta fase.

Gostou? Tem mais dúvidas para descomplicarmos? Só mandar pra gente!