Minha mãe pode saber o que se passa no consultório com meu ginecologista?

Olá meninas! “Minha mãe pode saber o que se passa no consultório com o ginecologista?” ??? Então, hoje venho conversar sobre essa dúvida super comum entre as adolescentes: o sigilo dentro do consultório.

Muitas meninas apresentam receio em consultar-se com os ginecologistas da família com medo deles contarem para os parentes sobre os assuntos conversados em consulta.

Posso garantir a todas vocês, esse é um medo que não deve existir.

Pois existe um consenso internacional e reconhecido pela lei brasileira de que as adolescentes acima de 12 anos já possuem sua privacidade garantida, podendo inclusive entrar desacompanhadas no consultório médico.

Segundo o código de ética médica, é VEDADO ao médico revelar sigilo profissional relacionado a paciente menor de idade, inclusive aos seus pais ou representantes legais, desde que o menor tenha capacidade de discernimento, salvo quando a não revelação possa acarretar dano ao paciente”.

Viu só? É o que eu sempre digo, o que se fala dentro de um consultório fica apenas dentro do consultório. O médico não pode contar nada a ninguém, respeitando o sigilo médico.

Mas vale aqui lembrar aquele conselho de amiga. Será que é legal esconder algo dos seus pais? Sei que eles podem parecer um pouquinho “preocupados demais” com o bem estar de vocês, mas a preocupação deles é apenas para o bem estar dos filhos, então, pensem bem se vale a pena manter um segredinho.

Referência: conselho federal de medicina, código de ética médica

Créditos da imagem: https://www.clickguarulhos.com.br/voce-sabe-guardar-segredo/