Métodos Anticoncepcionais Comportamentais – parte 1

Oi meninas! Sabem aqueles métodos naturais que a vovó usava para evitar a gestação? É sobre eles que falaremos hoje. Esses métodos são baseados no conhecimento do nosso período fértil e ciclo menstrual. São gratuitos, não provocam nenhum malefício, ensinam o auto-conhecimento da mulher e permitem ao casal seguir normas religiosas e culturais. Porém, não são muito seguros. Entre eles estão:

  • Método da tabelinha
  • Método de Billings (muco cervical)
  • Método da curva da temperatura basal
  • Persona (método digital)
  • Coito Interrompido

Método da tabelinha:

Neste método preconizamos a abstinência sexual total no período fértil (ou seja, não pode transar!) É necessário um bom conhecimento sobre seu ciclo menstrual. O primeiro dia da menstruação é sempre contalibizado como o primeiro dia do ciclo menstrual (isso é muito importante, guarde essa informação). Levamos em consideração algumas regras:

  • a ovulação ocorre entre 12 a 16 dias antes da menstruação;
  • o ciclo menstrual normal tem um período aproximado entre 25-35 dias, em média 28 dias;
  • o espermatozóide permanece vivo por 2 dias em média
  • o óvulo permanece viável por 1 dia em média

Mas como calculamos o período fértil? Em mulheres com ciclos bem regulares, para conhecer o período fértil usamos o cálculo:

  • o primeiro dia do período fértil: pegamos o numero de dias do nosso ciclo e subtraímos 18.
  • o ultimo dia do período fértil: pegamos o número de dias do nosso ciclo e subtraímos 11.
  • Exemplo: meu ciclo dura 26 dias. O primeiro dia do meu período fértil será no 8° dia do ciclo (ou seja: 26 dias – 18 = 8° dia) e o último dia do período fértil será no 15° dia do ciclo (26 dias – 11 = 15° dia). Então eu não posso ter relações sexuais entre o 8° e o 15° dia do meu ciclo menstrual.

Em mulheres com ciclos irregulares (uns curtos e outros longos) calcula-se tirando 18 dias do ciclo mais curto e 11 dias do ciclo mais longo. Exemplo: tenho ciclos que variam de 25-35 dias, por esse cálculo meu período fértil aproximado é entre 7° dia do ciclo (pego meu ciclo mais curto que é de 25 dias e tiro 18, dando o numero 7) e o 24°dia do ciclo (pego o ciclo mais longo que é de 35 dias e tiro 11, dando 24). Ou seja, vou ter que ficar sem ter relações sexuais entre o 7° dia do ciclo e o 24°dia do ciclo.

Esse método tem elevado índice de falha pois faz uma avaliação projetada no futuro, e sabemos que nosso organismo não segue uma norma matemática. Uma simples situação estressante pode causar um distúrbio nos hormônios femininos e alterar o ciclo menstrual da mulher, aumentando a chance de falha. Mulheres com ciclos muito irregulares não devem utilizar esse método por terem que permanecer muito tempo em abstinência sexual e com isso aumentar o risco de falha (veja o segundo exemplo acima).

Método de Billings (muco cervical):

Durante o ciclo menstrual o muco cervical sofre alterações relacionados ao estímulo hormonal. Antes de ovularmos nosso corpo produz uma quantidade maior de estrogênio, fazendo com que o muco cervical fique mais abundante, aquoso, transparente e filante (forma um fio quando esticado). Após a ovulação nosso corpo produz uma quantidade maior de progesterona, que deixa o muco cervical escasso, opaco, grumoso e sem filancia.

Para detectar seu período fértil a mulher precisa aprender a reconhecer o tipo de secreção presente. Diariamente (com as mãos limpas!) introduza dois dedos na vagina para coletar uma amostra da secreção. Não tenha relação sexual na época em que o muco estiver abundante, aquoso, transparente e filante. O ideal é ter relação sexual apenas após a ovulação, época em que o muco cervical estiver opaco, grumoso e sem filancia.

muco cervical

Nos próximos posts descomplicaremos mais esse assunto!

Fonte: Poli, MEH et al, Femina, setembro 2009, vol 37, n9