Menstruação escura é normal?

Hello! Menstruação escura é normal? Vamos lá: cada uma de nós é única e nosso ciclo menstrual também é. O sangramento menstrual pode apresentar coloração, volume de fluxo e duração variados. No entanto, a coloração escura, quase preta, estilo “borra de café” é motivo de preocupação para muitas mulheres.

Na maioria das vezes, não há problema algum.

Não é menstruação suja ou sujeira não! Essa cor escura, mais preto que vermelho, é decorrente da oxidação do sangue mentrual (oxi-o-quê?). Calma, e vou explicar. Quando o fluxo é pequeno, o sangue, misturado com o muco vaginal, fica mais tempo na vagina e demora mais pra sair. Quanto mais tempo demora dentro da gente, mais tempo fica em contato com o oxigênio e por isso, vai escurecendo. Assim, quando chega no nosso absorvente está bem escura.

Portanto a menstruação escura é mais comum nos primeiros e últimos dias da menstruação.

Menstruação em “borra de café”. Na maioria das vezes é normal.

Quando você usa algum método anticoncepcional hormonal (pílula, Mirena, anel, adesivo, injeção ou implante) é comum que seu fluxo fique menor, e por isso, a menstruação escura pode ser mais frequente nesses casos, sem ser sinal de algum problema! Até mesmo nos casos em que você emenda a cartelinha para não menstruar, os sangramentos de escape – spotting- costumam ser mais escurecidos.

Já falamos por aqui, quando um ciclo menstrual é considerado regular. Como os dias e quantidade do fluxo variam, também é normal que a cor do sangue varie também no mesmo ciclo: marrom, alguns tons de vermelho e até com coágulos (se você costuma ser a famosa cachoeira). Por isso sempre batemos na mesma tecla aqui no blog!

É importante a mulher conhecer seu corpo e saber como é seu ciclo menstrual.

Mesmo que varie um pouco de um mês para o outro, entenda quais as características, intervalos, duração, sintomas e etc. da sua menstruação, porque quando isso fugir do padrão, você poderá identificar um problema e procurar a ajuda de sua ginecologista. Nesses casos sim, se além da mudança da cor você notar cheiro ruim, dor forte ou sintomas vaginais, pode haver algum problema (DST, miomas ou pólipos uterinos, feridas no colo do útero, endometriose…).

Ou até gravidez.

Sim. A menstruação escura pode ser confundida com o sangramento de nidação, mas você pode diferenciá-los pelo período do ciclo menstrual em que ocorre. Num próximo post falamos mais sobre o sangramento da nidação.

Ficou alguma dúvida? Mande pra gente! Até!