Hoje em dia só engravida quem quer. Verdade isso?

Vamos concordar que vivemos numa época onde nunca se teve tanto método anticoncepcional à disposição das pacientes. Tem método oral, injetável, transdérmico, método que dura muito (e que muitas vezes esquecemos que estamos usando), método que tem que lembrar todo dia, métodos com ou sem hormônio.

Contudo, será que é correto falarmos que realmente só engravida quem quer?

Claro que não né gente! Apesar de termos tantas opções à disposição, não existe nenhum método com 100% de eficácia. Ou seja, TODOS os métodos podem falhar.

Vou colocar aqui uma tabela com os índices de FALHA de vários métodos à disposição.

Vejam que existem métodos mais e menos seguros. E cabe a você e seu (sua) ginecologista concordarem em qual é o método mais adequado a você.

Então, se você não quiser engravidar de jeito nenhum, não precisa parar de transar. Apenas aconselhamos a usar dois métodos combinados. Um método de barreira e o outro método que você escolher. E como vivemos num mundo onde as infecções sexualmente transmissíveis estão por aí contaminando todo mundo, aconselhamos sempre que esse método de barreira seja a camisinha, masculina ou feminina.

Descomplicou?

Referências:
  1. Manual de Anticoncepção da Febrasgo – FEMINA | Setembro 2009 | vol 37 | nº 9
  2. Créditos imagens: https://bebe.abril.com.br/gravidez/gravidez-os-principais-sintomas/(BanarTABS/Thinkstock/Getty Images)