Estou grávida, posso comer por dois?

Estou grávida, posso comer por dois? Quem me dera…

Come mais menina, agora você precisa comer por dois…

Qual gestante nunca escutou essa frase da vó, da mãe, da tia, da sogra ou até mesmo da vizinha? Hihihi, embora a vontade seja grande e a fome maior ainda, não devemos comer muito na gestação não! Tudo bem, passamos a vida toda de dieta, é compreensível que nesta fase estejamos mais sensíveis, comilonas, paparicadas! Mas nem por isso podemos “enfiar o pé na jaca”! Dá para matar todas as vontades e se deliciar com o bolinho da vovó, mas sempre com moderação.

Existem diversos trabalhos provando que o ganho de peso materno influencia (e muito) no ganho de peso do bebê.

Além do mais, o ganho de peso excessivo pode preceder diversas doenças na gestação como a diabete gestacional e a pré-eclampsia (famosa doença da pressão alta na gestação). E o que isso quer dizer? Significa que não podemos engordar muito nem perder muito peso durante a gestação!

É normal no primeiro trimestre a gestante perder um pouco de peso. Os enjoos, o mal-estar e a repulsa alimentar fazem com que a ela coma menos. Nesta fase o bebê suga muito a nossa energia fazendo com que nosso corpo gaste calorias a mais, ou seja, comemos menos e gastamos mais. Durante este período o bebê rouba um pouco da nossa reserva, então não se preocupe se não estiver comendo corretamente, o bebê só sofrerá danos se você estiver em estado de desnutrição antes da gestação.

Assim que entramos no segundo trimestre nosso corpo começa a pedir mais comida para compensar o que perdemos no comecinho, e daí que começam as comilanças. Mas nesta fase, até o final da gestação, a média de ganho de peso não deve ultrapassar 400g – 500g por semana, então CUIDE-SE! Adicione cerca de 300 calorias ao dia na sua alimentação, isso deverá compensar os gastos do bebê e não te fará engordar acima do permitido.

Abaixo segue uma tabelinha para vermos o ganho de peso médio, baseado no IMC (índice de massa corporal). Para calcular seu IMC basta fazer a conta:

IMC = Peso / (Altura)²

Ex: se eu tenho 1,60m de altura e peso 55 kg, então:
IMC = 55 / (1,60)² = 55/2,56 = 21,48

tabela-IMC-600x214

Converse com seu obstetra e, caso sinta necessidade, procure um nutricionista. Ambos ajudarão muito no controle de peso e saúde alimentar na gestação.

Fonte: (1)Zugaib, Obstetricia, 2012, 2. edição; (2) Fazio, ES, Nomura RMY, Dias, MCG, Zugaib M.Consumo dietético de gestantes e ganho ponderal materno após aconselhamento nutricional .Rev Bras Ginecol Obstet. 2011; 33(2):87-92.