Dor na mama antes da menstruação é normal?

Hello! Dor na mama antes da menstruação é normal? Ter dor nos seios é um sintoma que preocupa muito as mulheres. Pensamentos como “é câncer” ou “é gravidez” são extremamente comuns nesses casos. Mas calma, vamos descomplicar.

Ter dor na mama antes de menstruar é tão comum, que esse sintoma recebeu um nome: dor mamária (mastalgia) cíclica.

Dois terços das mulheres que se queixam de dor nas mamas têm a mastalgia cíclica. Mas muitas vezes não pararam para relacionar a dor ao período menstrual.

Como saber se a minha dor na mama é cíclica?

A mastalgia cíclica ocorre quando a mulher tem dor na mama em uma frequência previsível e relacionada ao ciclo menstrual, geralmente cerca de 10 a 5 dias antes de começar a menstruação (fase lútea) e melhora com o início da menstruação.

A dor geralmente acomete as duas mamas e é mais forte nos quadrantes laterais da mama. Os seios ficam sensíveis, com sensação de peso. Podem até aumentar de volume. A mulher pode sentir algumas granulações ao autoexame e isso muitas vezes é confundido como a presença de nódulos na região. Algumas mulheres podem sentir a dor mais aguda, em pontadas ou como sensação de choque ou ardência nos mamilos. Mas lembre que obrigatoriamente deve parar após a menstruação!

Quadrantes laterais da mama

Por que a mama dói nesse período?

O desconforto cíclico da mama é causado pela flutuação hormonal natural de nosso ciclo menstrual, relacionada à ovulação, que estimula a proliferação do tecido glandular normal da mama causando a dor.

O aumento do estrogênio antes de ovular estimula os ductos, a maior secreção de progesterona, após a ovulação, estimula o tecido mamário.

A dor na mama cíclica também pode acontecer com o uso de pílulas anticoncepcionais, hormônios para tratamento de infertilidade ou de terapia de reposição hormonal.

Ah! Mulheres que usam SIU-LNG (o diu com hormônio Mirena ou Kyleena) ou Implante também podem ter mastalgia cíclica. Mesmo sem menstruar. Esses contraceptivos não bloqueiam os ovários, assim, a mulher pode continuar ovulando. Nesses casos vale a pena anotar quando você tem a dor e quando ela passa. Dessa maneira, conseguimos perceber se ocorre em um padrão de frequência cíclica.

Dor na mama cíclica é normal.

Mas isso não quer dizer que você precisa se acostumar com o sofrimento. Muitas mulheres têm dores fortes que prejudicam atividade física, relação sexual e, nos casos mais graves, até afetam o trabalho e sono.

Existem medidas e tratamentos que podem melhorar esse sintoma. Procure sua ginecologista! Até.