Descomplicando os Cistos de Naboth

Os Cistos de Naboth ou cistos de retenção são cistos fisiológicos (ou seja, naturais) repletos de muco que aparecem no colo uterino.

O colo uterino tem 2 tipos de tecidos. Um tecido que fica na parte interior do colo, que está repleto de glândulas produtoras de muco. O outro, fica na parte externa do colo (em contato direto com a vagina) que é mais grosso, resistente à acidez da vagina. (Figura 1)

 

No período do menacme (época entre a primeira menstruação e a menopausa), nossa produção hormonal faz com que naturalmente esse tecido produtor de muco saia pra fora do colo, formando o que chamamos de ectopia (popularmente chamada de ferida natural) . Quase toda mulher apresenta essa ectopia, cada uma em grau diferente (Figura 2).

Porém, o ambiente vaginal é muito ácido e pode “machucar” esse tecido produtor de muco, que é mais sensível. Então o tecido grosso começa a cobrir esse tecido mais fino fazendo um processo que chamamos de metaplasia.

Com isso, essas milhares de glândulas produtoras de muco acabam tendo seus orifícios ocluídos, não tendo por onde drenar o muco, gerando os cistos de retenção, ou cistos de Naboth.

Então, da próxima vez que você pegar um resultado de exame que apontar presença de Cistos de Naboth, fique tranquila! Agora você já sabe que eles são achados normais.

Créditos da imagens: www.eslado.com/el-tratamiento-de-la-erosin-cervical-no-es-dado-a.html / www.engravidar.blog.br/cisto-de-naboth / www.mdsaude.com