Descomplicando o Coronavírus

Hello! Descomplicando o Coronavírus.

Somos um blog de saúde feminina, porém, neste momento, saúde envolve sim falar desse assunto.

Os coronavírus (Cov) são uma grande família de vírus. Conhecidos desde a década de 1960, são transmitidos entre animais e humanos: chamamos de vírus zoonóticos. Vários vírus dessa família CoV são conhecidos e neste momento estão circulando em animais e ainda não infectaram seres-humanos.

Geralmente, infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderadas, tipo um resfriado.

Eu e você provavelmente já nos infectamos ou vamos nos infectar com algum CoV ao longo da vida.

Dentro dessa família, existem vários membros, cada um com um nome e característica diferentes! Os coronavírus comuns que infectam humanos por exemplo chamam-se alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Porém, alguns membros dessa família de coronavírus podem causar síndromes respiratórias graves.

Por exemplo, em 2002, na China, surgiu a SARS: síndrome respiratória aguda grave, em inglês “Severe Acute Respiratory Syndrome”. Causada por um coronavírus, o SARS-CoV, que foi inicialmente transmitido de gatos da cidade para seres-humanos. O SARS-CoV se disseminou rapidamente pelo mundo, infectando mais de 8.000 pessoas e causando cerca de 800 mortes. Desde 2004, nenhum caso de SARS foi relatado.

Em 2012, foi isolado outro novo coronavírus. Até então, não sabíamos desse vírus infectando pessoas. Todos os casos identificados fora da Península Arábica tinham histórico de viagem ou contato recente com pessoas que viajaram ao Oriente Médio. Pela localização dos casos, a doença passou a ser chamada como síndrome respiratória do Oriente Médio, MERS, do inglês “Middle East Respiratory Syndrome” e o novo membro dessa família viral ganhou o nome de MERS-CoV. Depois, descobrimos que o MERS-CoV foi transmitido de camelos dromedários para humanos.

E então que em 2019, na China, surge o “novo” coronavírus, que recebeu o nome de Sars-Cov-2, com potencial de causar doença respiratória grave. Denominamos COVID-19 (Coronavirus Disease – 2019) a doença causada pelo Sars-CoV-2.

Em breve falaremos mais sobre isso. Até. Fonte: (1) https://www.who.int/health-topics/coronavirus; (2) https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/advice-for-public; (3) Foto da capa: https://www.nationalgeographicbrasil.com/photography/2020/03/fotos-de-microscopio-eletronico-mostram-particulas-do-virus-sars-cov-2?image=novel-coronavirus-sars-cov-2_49645120251_o