Descomplicando a Translucência Nucal

Hellooooo! Vamos descomplicar um assunto que gera muuuuuuuuiiiiiitas dúvidas: a TN – translucência nucal.

É um exame muito aguardado da gestação, mas muitos casais não sabem ao certo para que ele serve e chegam nas clínicas de ecografia esperando ver o que??? O sexo do bebê!!!! (isso é um assunto para outro post, mas já vou adiantar que NÃO amiga, é muito mais que isso!!!).

O exame da Translucência Nucal deve ser feito de 11 semanas e 3 dias até 13 semanas e 6 dias de gestação. A TN é a imagem feita pela ecografia (ou ultrassonografia – é a mesma coisa) do acúmulo de líquido que se forma na nuca do bebê durante o primeiro trimestre da gestação (até 14 semanas). Esse acúmulo de líquido acontece em todos os fetos, mas alguns deles podem acumular mais líquido que os outros. Isso resulta na imagem da TN aumentada.

tn
Medida da TN

Mas o que é  TN aumentada?

Até pouco tempo considerava-se translucência nucal aumentada quando a medida estava acima de 2,5mm. Hoje o mais correto é utilizar um programa de rastreamento, que a maioria das clínicas especializadas em Medicina Fetal utilizam, que mostram os valores esperados para cada tamanho de bebê (por exemplo, um feto maior, pode ter a nuquinha medindo 2,7mm e isso não significar nada).

E o que significa ter TN aumentada?

Se um bebê tem uma TN acima do esperado, ele tem uma chance maior de ter alguma alteração cromossômica (QUE??? Um exemplo de alteração cromossômica é a Síndrome de Down), algum problema no coração, alterações genéticas, infecções ou alguns problemas na produção de certas substâncias pelo feto.

Então resumindo:

Se o bebê tem a nuquinha aumentada, ele tem O RISCO te der algum desses probleminhas que te falei ali em cima… Mas não significa que ele TENHA o problema. Aliás, a maioria dos bebês não tem nada! De qualquer maneira, ele merece uma investigação aprofundada, com alguns outros exames (que prometo que te explico em outro post).

Como exame de RASTREAMENTO (que é esse, para ver a chance que o bebê tem de ter a Síndrome de Down e etc), a TN é um dos exames mais importantes da gestação! E sua avaliação faz parte de outro exame mais completo, a MORFOLÓGICA de primeiro trimestre (jajá te explico o que é). Por isso, não deixe passar a data para realização dessa ecografia!

Beijinhos!

Fonte: Coleção Febrasgo, Medicina Fetal.