Descomplicando a Bichectomia

Você já ouviu falar em BICHECTOMIA? Queridinha da vez por muitas celebridades, a Bichectomia ou Lipoplastia Facial é um procedimento cirúrgico onde o profissional remove um tecido gorduroso, as Bolas de Bichat, situadas na região da bochecha.

O objetivo é de afinar o rosto.

O procedimento tem sido muito procurado, visando melhorar o contorno facial, e deixar o rosto alongado, parecendo mais magro. A cirurgia pode ou não ser realizada sob sedação, com anestesia local, em consultório ou centro cirúrgico. Dura em média 1 hora e não deixa cicatrizes na face, pois a retirada da gordura é feita através de um corte dentro da boca.

O pós-operatório é semelhante ao da retirada do dente do siso e são necessários repouso e remédios para dor, pois dor, inchaço e hematomas podem acontecer. Também se utiliza de drenagem facial para diminuição do edema.

É importante lembrar que quem está acima do peso dificilmente consegue um resultado mais satisfatório. A diferença é muito discreta, o que pode causar uma decepção, pois o resultado pode não ficar como esperado. É um procedimento que dá uma ‘acentuada’ na região malar e mandibular, melhorando o contorno da face.

O procedimento NÃO emagrece!

Muito se questiona sobre envelhecimento facial causado pela remoção das Bolas de Bichat. Há quem defenda a realização do procedimento, há quem seja contra. Pois com o envelhecimento e a perda natural de tecido, podemos ter uma geração de ‘caveiras’ no futuro.

Lembrando que cada vez mais vemos a banalização da cirurgia nas redes sociais, fotos de antes e depois com aquela ajudinha do Photoshop, que prometem um resultado irreal ao paciente. Apesar de ser uma cirurgia rápida, é um local nobre, próximo a muitas glândulas, nervos e artérias, que são estruturas importantes da face, então há o risco de lesões nessas regiões.

Por isso a cirurgia deve ser feita por um profissional qualificado, que tenha muito conhecimento da anatomia. Não é incomum ocorrerem  complicações como inflamações ou hematomas dependendo da técnica utilizada.

Fique esperta!