Como tomar sua pílula anticoncepcional

Como já havia explicado, existem diversas apresentações de pílulas anticoncepcionais: as cartelas com 21, 22,24 comprimidos e os com 28 comprimidos (pílula de uso contínuo).

Os esquemas de uso são os seguintes:

  • Para as cartelas com 21 comprimidos: inicie a cartela no primeiro dia de sangramento menstrual, tome por 21 dias consecutivos, sempre no mesmo horário, faça uma pausa de 7 dias e reinicie nova cartela no oitavo dia.
  • Cartelas com 22 comprimidos: também inicie no primeiro dia da menstruação, tome por 22 dias seguidos, sempre no mesmo horário e faça pausa de 6 dias.
  • Já na cartela que contém 24 comprimidos você deve tomar os 24 comprimidos e fazer pausa de 4 dias.
  • Nos esquemas contínuos (com 28 comprimidos) não se faz pausa entre as cartelas e assim não ocorre a menstruação.

É importante que vocês saibam que no caso do uso contínuo, não há formação de sangue menstrual e por isso que você não irá menstruar. Assim, não há menstruação dentro do seu corpo que fica “acumulada”.

Ah! Algumas marcas têm comprimidos de placebo no fim da cartela (que não têm hormônios), eles ajudam você a não se confundir com o intervalo entre uma cartela e outra, mas não têm a ação do método contínuo, ou seja, há menstruação durante a pausa.

Depois que você iniciou a primeira cartela (no primeiro dia que vem a menstruação), se preocupe em manter o horário certinho (vale colocar um alarme para a hora da pílula), não esquecer nenhum dia, e em observar e a pausa indicada na cartela.

Em casos de esquecimentos ou sangramentos no meio do ciclo, existem alguns cuidados que devem ser tomados, mas isso é assunto pra outro dia ok?

Até!