Brasil registra casos novos de Sarampo depois de 20 anos.

Hello! Se você está minimamente atenta às notícias recentes, certamente ouviu falar que o Brasil registra novos do Sarampo nos últimos dias.

O Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por vírus. Os sintomas começam com febre, tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo e mal-estar. Depois de 3-5 dias surgem as manchas pelo corpo, características da doença. A doença pode complicar, principalmente se adquiridas por crianças, idosos, gestantes e pessoas com imunidade muito baixa. O Sarampo complicado inclui pneumonia, otite, encefalite (inflamação do cérebro), podendo levar a sequelas e até a morte.

O sarampo é tão contagioso que uma pessoa com a doença pode transmitir o vírus para 90% das pessoas próximas que não foram vacinadas corretamente.

O vírus é transmitido quando uma pessoa com a doença tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. Entre 4 dias antes e 4 dias após o aparecimento das manchas vermelhas.

Há 20 anos que o Brasil não tinha casos novos de Sarampo (que se originaram aqui). Tínhamos até um Certificado de Eliminação do Sarampo, emitido pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Mas em fevereiro deste ano perdemos esse título, infelizmente. A doença voltou a aparecer pois as pessoas estão deixando de vacinar seus filhos.

A maneira mais eficaz de evitar o sarampo é pela vacina.

Assim, precisamos manter a maior parte da população do país (mais de 90%)* para manter a doença erradicada.

No próximo post descomplico quem precisa vacinar.

Fonte: *(1) OPAS – Organização Pan Americana de Saúde: Folha Informativa – Sarampo, agosto/2019; (2) Ministério da Saúde: Sarampo: sintomas, prevenção, causas, complicações e tratamento.