Anticoncepção em adesivo

Vamos descomplicar mais um método anticoncepcional que não é tão conhecido como a pílula? Pode ser uma boa alternativa para você que esquece toda hora de tomar o comprimido ou morre de medo de por DIU e das injeções!

O que é o adesivo anticoncepcional?

É um contraceptivo hormonal (que contém estrógeno e progesterona) em forma de adesivo de material plástico, fino, que mede 4,5cm X 4,5cm, na cor bege. Deve ser conservado em temperatura entre 15°C e 25°C, protegendo da umidade. Não refrigerar, nem congelar e muito menos deixar exposto no sol.

Como utilizar?

Cole o adesivo sobre a pele (limpa e seca) do braço, das costas, virilha ou bumbum no primeiro dia do ciclo menstrual (no dia em que a menstruação desce) e troque a cada semana, durante 3 semanas. Depois, é necessário retirar o adesivo e fazer uma pausa de 7 dias (com esse método ocorre a menstruação). Reinicie o processo no oitavo dia. Isso quer dizer que é preciso lembrar de trocar o adesivo uma vez por semana. Em cada caixa encontram-se 3 unidades do adesivo, embaladas separadamente, o que dá para 1 mês de uso.

Como funciona?

Os hormônios são absorvidos continuamente através da pele e caem na corrente sanguínea, inibindo a ovulação, e desta forma evitam a gravidez. A eficácia é de 99,7%, mas para exigir isso do método é necessário ficar atenta e trocar o adesivo no dia certo. Vale saber também que dificilmente o adesivo vai cair ou desgrudar da pele sem sua vontade.

Tem alguma contra-indicação?

Sim. Lembre-se que se trata de um método anticoncepcional hormonal. Seu médico certamente saberá orientar quem pode e quem não pode usar. Ahhh, e não é recomendado para mulheres que estão amamentando. E outro fato importante:  nas mulheres com peso acima de 90 kg,  o método pode não ser tão eficaz, daí já viu né? Pode aparecer um bebê na área.

Fique atenta!!!! Esse método não protege das doenças sexualmente transmissíveis.

Viu só como existem vários métodos anticoncepcionais??? Estamos aqui para descomplicar todos eles!

Fonte: bula de medicamento