8 dúvidas comuns sobre o Coletor Menstrual

Oi! Algumas dúvidas sobre o coletor menstrual foram mais recorrentes. Vamos descomplicar!

1. Dá alergias? O material é hipoalergenico, ou seja, não é para causar nenhum tipo de reação alérgica como coceira e vermelhidão.

2. Tem risco de eu perder ele dentro de mim ou de não conseguir tirar? Não. A vagina é um canal que começa na vulva e termina no colo do útero. Não tem comunicação direta com o interior da barriga, ou seja, não tem como seu coletor se perder, ele pode apenas ficar alojado no fundo da vagina e você ter um pouco mais de dificuldade de retirar.

3. Tem um modo mais fácil de retirar o coletor? Tem sim. Eu geralmente oriento minhas pacientes a tentar a posição de cócoras para retirar o coletor menstrual. Desta forma, naturalmente você força seu colo do útero para baixo, deixando seu coletor mais fácil de ser encontrado. Caso seu coletor tenha cabinho ou argola pegue por esse cabinho e lentamente vá puxando para baixo (movimentos circulares podem ajudar na extração). Caso você tenha cortado seu cabinho aperte a pontinha externa do seu coletor e vá puxando para baixo do mesmo modo. Quando bem inserido o coletor forma uma espécie de vácuo entre o colo uterino e o meio externo, e este vácuo pode dificultar a extração. Nesse caso encontre a pontinha externa do coletor (não o cabinho) e aperte para que ele se dobre e entre um pouco de ar, isso facilitará a extração.

4. Posso cortar o cabinho? Claro! Muitas se queixas que o cabinho incomoda, machuca, existem diversas marcas, cada uma tem um cabinho diferente da outra. Se teu cabinho estiver incomodando corte um pouquinho. Se continuar incomodando arranque ele fora!

5. Tem um jeito mais fácil de colocar? O meu não abre nunca! Assim como a posição de cócoras é ótima para tirar, ela também é bem utilizada pra colocar. Tem gente que prefere colocar o copinho aberto, tem gente que prefere dobrado. O importante é que uma vez lá dentro ele se abre sozinho. Caso isso não aconteça tente rodar um pouco o copinho lá dentro e faça uma força de evacuação (como se fosse soltar um pum), desta forma a pressão formada dentro da vagina ajuda o copinho a abrir.

6. Como saber se está bem posicionado? Ele estará bem posicionado se você conseguir roda-lo inteiramente dentro da vagina. Está em dúvida? Não tenha medo… coloque o dedo lá dentro e tente sentir se ele cobre todo o fundo da vagina, se não tem nenhuma bolinha dura de fora dele (colo do útero)

 

coletor-menstrual

 

7. Quanto tempo posso ficar com meu coletor? O ideal é que seja trocado sempre que encher, ou em um intervalo máximo de 12 horas.

8. E quem nunca teve relação sexual, pode usar? Poder até pode, mas vai ser beeeeeeeem mais difícil de introduzir, com risco de romper o himen e sangrar. Primeiramente você tem que procurar um ginecologista para avaliar o tipo de hímen que você tem (dependendo do tipo não tem como colocar), se seu ginecologista autorizar você pode tentar, com muito cuidado, introduzir o coletor.