5 dicas para evitar a cistite

Dor ao urinar? Urina com cor e odor forte? Aumento da frequência urinária? Acorda a noite para fazer xixi? Notou sangue na urina? Atenção!!! Pode ser Cistite.

Também chamada de infecção do trato urinário baixo (ITU), afeta cerca de 80% das mulheres, com pelo menos um episódio durante a vida, e destas 20 a 30% de forma recorrente.

Mulheres são muito mais afetadas do que homens devido a sua anatomia: uretra (canal que sai o xixi) feminina é mais curta e se encontra muito próxima da região perianal.

Como quatro a cada cinco mulheres passaram ou vão passar por isso, seguem cinco dicas de como prevenir a temida Cistite:

1) Ingestão hídrica – recomenda-se a ingestão de pelo menos 1,5 litro de líquidos ao dia (não incluir refrigerante ou bebida alcoólica);

2) Higienização local – vale lembrar aquilo que aprendemos desde a infância: papel higiênico sempre de frente para trás, evitando trazer para a uretra bactérias da região perianal;

3) Esvaziar a bexiga frequentemente – nada de ficar segurando a urina o dia todo, ter vergonha de usar o banheiro no trabalho ou de pedir licença durante a aula;

4) Após a evacuação, se possível, a higiene deve ser feita com ducha ou chuveiro. Evitar o uso de papel higiênico;

5) Esvaziar a bexiga após relação sexual – peça um tempinho para o parceiro e depois está liberada para ficar de conchinha.

Lembrando que essas são dicas para evitar a infecção, mas não fazem o tratamento, logo, se iniciar com sintomas deve-se procurar atendimento médico.