Grávida pode? (parte 2)

Hoje vamos continuar a responder se grávida pode ou não pode! Essas respostas são baseadas em um artigo científico publicado nesse ano, pelo Colégio Americano de Ginecologia e Obstetrícia (ACOG).

Então, grávida pode…

Praticar Exercícios?

A restrição de atividade física não mostrou nenhum nenhum benefício para prevenção de parto prematuro, abortos espontâneo ou outras complicações gestacionais! Pelo contrário a restrição de atividade está associada com pior desfecho gestacional. Então o benefício da atividade física regular é inegável!! Recomendado é 20-30 minutos de atividade moderada 4-5 vezes na semana.

Apenas não se recomendam atividades com maior risco de traumas, como por exemplo esqui ou equitação.

Usar cinto de segurança?

O cinto de segurança recomendado é aquele de 3 pontos, passando pelo quadril e abaixo do barrigão, o risco de lesão pelo cinto é baixo em comparação ao risco de machucados mais graves por não usar o cinto. Sobre o airbag as recomendações ainda não são claras.

Ir ao dentista?

A saúde oral é importantíssima para a nossa saúde também, os procedimentos de rotina estão permitidos na gestação, como limpezas, extração, canal, radiografias (com proteção para abdome e tireíode), restauração e obturações. Então não só pode, como deve!

Usar Repelentes?

Os repelentes são seguros na gestação e importantes para prevenção de doenças transmitidas por mosquitos (Zika, Dengue, Chikungunya).

Pintar cabelo?

Os dados para estabelecer segurança para compostos químicos específicos são limitados, mas quanto à exposição a corantes capilares, há mínima absorção, portando são presumidos seguros. Portanto, é permitido sim pintar o cabelo na gravidez, hoje existem várias tinturas livres de chumbo e etc. Optar pelas mais naturais e evitar pintar o cabelo no primeiro trimestre.

Viajar de avião?

As grávidas podem sim viajar! As viagens de avião são consideradas seguras para a gestação. O artigo orienta apenas realizar algumas medidas de prevenção de trombose, como o uso de meia elástica de compressão e caminhadas periódicas durante o voo. Vale a pena pesquisar se a companhia aérea pela qual você irá viajar pede algum documento ou carta especial.

Ter relação sexual?

Relação sexual ou orgasmo não aumenta risco de parto prematuro ou outras complicações na gestação. Nos casos de a grávida estar com bolsa rota ou sangramentos, por não estar claro o risco, é orientado restringir o ato sexual.

Dormir de bruços?

Frequentemente gestantes são recomendadas a dormir do lado esquerdo, pois existe uma explicação biológica para isso, porém não se sabe se outras posições realmente aumentariam risco para a gestação ou em que momento da gestação deve-se adotar essa posição comumente orientada. Então não é proibido dormir de bruços, só é mais recomendado descansar para o lado esquerdo.

E aí, descomplicamos alguma dúvida que você tinha?

Fonte: FOX. N S Dos and Don’ts in Pregnancy. 2018 by American College of Obstetricians and Gynecologists. Published by Wolters Kluwer Health. ISSN: 0029-7844/18