10 Causas de atraso menstrual

Hello garotas! Hoje vamos descomplicar um fantasma que assombra muitas mulheres: ATRASO MENSTRUAL.

Lógico que quando a bendita não vem, a primeira coisa que você pensa é: “tô grávida”! Você não está errada, se você não é virgem ou não está em abstinência sexual (há meeeeeses), a primeira hipótese diagnóstica é gestação mesmo. Por isso quando isso ocorrer deve-se sempre excluir a gestação com exame específico de sangue.

Deu negativo, e agora? Agora sim, vamos pensar nas outras causas de atraso menstrual.

  1. Adolescência: se você começou a menstruar recentemente é comum que seu ciclo seja irregular (venha mais de uma vez no mês ou fique meses sem vir), isso acontece porque o seu corpo ainda está amadurecendo o eixo hormonal, e para ficar regulado pode demorar aproximadamente 2 anos.
  2. Erro de cálculo: se você não é uma das poucas mulheres sortudas que o ciclo parece um cuco de tão certinho, às vezes com os dias corridos pode ocorrer algum engano nas suas contas. Os ciclos podem variar de 25 a 35 dias e diversos fatores influenciam na ação dos hormônios podendo ocasionar pequenos atrasos de 2 ou 3 dias.
  3. Anticoncepcional: o uso de métodos hormonais faz com que o seu útero e ovários fiquem “adormecidos”. Assim, quando utilizar por muito tempo anticoncepcionais hormonais, mesmo ao trocar de método ou interromper seu uso, pode haver um intervalo de amenorréia (ausência de menstruação), isso porque seu corpo vai começar a produzir novamente os seus próprios hormônios. Mas se você não está usando mais a pílula e parou de menstruar, não ache que está livre de engravidar, senão a causa do seu atraso vai ser outra (baby)!!!!
  4. Amamentação: em algumas mulheres a amamentação pode bloquear a menstruação devido aos hormônios que estão aumentados nessa fase.
  5. Mudança brusca no peso corporal: o tecido adiposo (gordura) atua na produção de estrogênios, que como você sabe, é um hormônio importantíssimo para ovulação. Então a variação nos níveis de gordura corporal influencia na ovulação e consequentemente no ciclo menstrual.
  6. Obesidade: como expliquei ali em cima o excesso de tecido adiposo faz com que muito estrogênio circule no seu organismo e assim faz um bloqueio no seu eixo hormonal, bloqueando ovulação e com isso bloqueando a menstruação também. A obesidade é causa de infertilidade para muitas mulheres!
  7. Estresse e ansiedade: doenças, excesso de trabalho, dormir pouco, prazos, provas, relacionamentos complicados, falta de dindim, problemas familiares… tudo isso faz com que nosso corpo libere o cortisol. Esse hormônio atua indiretamente na produção de hormônios que regulam o ciclo mentrual. Por isso que, justo naquele mês em que você esqueceu de tomar pílula, ou que a camisinha estourou, pimba! Atrasa a menstruação (mesmo se você não engravidou).
  8. Ovários policísticos: mulheres com ovários policísticos produzem androgênios (hormônios masculinos) e isso também afeta no ciclo menstrual.
  9. Problemas na tireóide: os hormônios produzidos pela tireóide afetam a atividade de todo o corpo. O excesso (hipertireoidismo) ou a deficiência (hipotireoidismo) de funcionamento dessa glândula também atua na regulação dos hormônios do ciclo menstrual.
  10. Menopausa: mesmo se você tem menos de 45 anos, o fato de sua menstruação começar a atrasar frequentemente pode ser um indicativo de menopausa (falência ovariana) precoce.

Existem outras diversas causas: uso de medicamentos, infecções… por isso não gaste um rim em testes de farmácia, que sempre dão negativos para gravidez, e não tente descobrir sozinha o que está acontecendo. Consulte sempre seu ginecologista!

Até!