Qual a melhor posição para dormir na gravidez?

Hello Grávidas! Posso apostar que você já ouviu falar que grávida só pode dormir do lado esquerdo, que não pode dormir de bruços… Mas hoje vou descomplicar qual a melhor posição para dormir na gravidez!

A gestante pode dormir do jeito que quiser! A barriga não ajuda né? Põe travesseiro, tira travesseiro, manda o maridão pro sofá e nada! Agora imagine se fosse obrigatório dormir pro lado esquerdo?

Mas essa história de “dormir pro lado esquerdo” não é um invenção completa! Esta posição é mais indicada, inclusive para o momento de repouso. Isso tem relação com a nossa circulação, com o fluxo de sangue, que vai para a placenta.

No nosso corpo, existe uma veia importantíssima, a veia cava, ela é responsável por “recolher” o sangue do nosso corpo para devolver para o coração e ser renovado, para novamente ser distribuído para o organismo (mecanismo que chamamos de retorno venoso). Mas o que isso tem a ver? A veia cava passa por trás do útero. Com o passar da gestação o útero vai aumentando e pesando, e quando ficamos de barriga para cima o peso do útero comprime a veia cava.

A compressão da veia cava, dificulta a passagem do sangue e com isso pode provocar uma queda repentina da pressão, causando falta de ar, mal estar, tontura… uma sensação de desmaio e desmaio! Já que a veia fica mais para a direita, quando deitamos para a esquerda o útero “cai pro lado” e libera o a circulação e melhora o fluxo de oxigênio e nutrientes para a placenta e consequentemente, para o bebê.

Dormir para o lado esquerdo também ajuda a diminuir o inchaço pois estimula a função renal e por melhorar o fluxo para a placenta, a posição é indicada para aquelas mamães que estão com  pressão alta, já que a hipertensão prejudica a circulação placentária.

Então resumindo: pode dormir pra cima, de bruços, de ponta cabeça! Não esmaga o bebê! Quando sentir mal estar, ou quiser sentir o bebê mexer, prefira o lado esquerdo!

Até!

Imagem de capa retirada do blog Confetaria: http://confeitariamag.com/convidado/carta-para-valentin/