Quais medicamentos não posso utilizar enquanto amamento?

Acredito que a maioria das mamães que amamentam, se não todas, já se questionaram sobre isso. É uma dúvida bastante comum e compreensível já que a maioria dos medicamentos passa para o leite materno. Que tal descomplicarmos?

Assim como na gestação, a principal regra é que nenhum remédio seja ingerido sem o conhecimento e a aprovação do seu obstetra e/ou do pediatra que acompanha seu filho.

A maioria dos medicamentos passa para o leite materno, porém vários (e eu disse VÁRIOS) podem ser usados durante a amamentação sem receio (SIM! Isso mesmo! SEM RECEIO). Apenas alguns medicamentos merecem cautela no uso e outros são totalmente contraindicados.

No site do Ministério da Saúde você tem acesso a todos eles. É só clicar no link: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/amamentacao_uso_medicamentos_2ed.pdf e tirar a dúvida sobre aquele que você está usando.

Classificação dos Medicamentos

Os medicamentos estão divididos por classes (antibiótico, analgésico, anticoncepcional, etc…) e classificados por cores conforme a figura abaixo:

medic

Os com a cor verde estão liberados, já os com com vermelha são contraindicados na amamentação. Os de cor amarela devem ter seu uso avaliado com cautela, sempre com a indicação de seu médico! Descomplicar também é saber onde procurar não é? Até a próxima!

Fonte: 1) BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria da Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Amamentação e uso de medicamentos e outras substâncias. 2ªed. Brasília: Ministério da Saúde, 2010. 2) MARIANI NETO, C. Manual de aleitamento materno. 3ªed. São Paulo: FEBRASGO, 2015. 3)Imagem de capa: http://www.jpagora.com/