Descomplicando a Gonorréia

Hello meninas! Hoje vamos conversar um pouco sobre a Gonorréia.

Tem gente que nunca nem ouviu falar sobre essa doença, mas você sabia que segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), ela atinge mais de 70 milhões de pessoas ao ano no mundo todo?! E por isso que você deve descomplicar esse assunto!

A Gonorréia é uma IST (infecção sexualmente transmissível), que é mais comum em mulheres sexualmente ativas com idade inferior a 25 anos, nos casos de nova parceria sexual, múltiplas parcerias sexuais, e em pessoas que não usam ou fazem uso irregular de preservativo.

É causada por uma bactéria chamada Neisseria Gonorrheae que gosta de infectar a uretra (canal que sai o xixi) e por isso os principais sintomas são dor pra fazer xixi, aumento do número de vezes que vai ao banheiro, e quando vai, sai uma pequena quantidade de urina, e vontade de fazer xixi toda hora. No homem, é comum notar saída de pus pela uretra.

O problema, é que na mulher, cerca de 60-80% dos casos não há sintoma algum! Nos casos em que a mulher tem sintomas os mais comuns são corrimento vaginal amarelado, sangramento vaginal fora do período menstrual, dor na relação e também os sintomas urinários que falamos ali em cima. Por isso, para fazermos o diagnóstico, o melhor é sabermos quanto tempo depois da relação desprotegida apareceram os sintomas, se notou um corrimento que lembra pus e está manchando a calcinha e também se a parceria sexual se queixou de algum dos sintomas.

Os sintomas podem aparecer rápido: às vezes 24 horas após a relação sem preservativo.

gonorrhoea

Mas por que essa doença é preocupante???

Nos homens, a infecção pode causar esterilidade.

Nas mulheres, se não tratada, a gonorreia pode atingir o útero, trompas e ovários e assim causar uma inflamação tão grande que aumenta a chance de gestação ectópica, infertilidade e até uma complicação grave, a Doença Inflamatória Pélvica, que provoca desde dor pélvica crônica até a morte (nos casos graves).

Na gravidez, aumenta o risco de parto prematuro, de perder o bebê, retardo de crescimento intrauterino… O contato do bebê com a bactéria no canal do parto pode causar conjuntivite, que se não tratada pode levar a cegueira e infecção generalizada.

Gente, a ÚNICA maneira de evitar a Gonorreia é usando camisinha!!! Não tem desculpa!!!
Se você está com algum desses sintomas procure HOJE seu ginecologista, pois existe tratamento!

Até!

Fonte: (1) http://conitec.gov.br/images/Consultas/Relatorios/2015/Relatorio_PCDT_IST_CP.pdf; (2) http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/controle_doencas_sexualmente_transmissiveis.pdf